MIB Browser - SNMP

O MIB Browser é um dos aplicativos necessários em uma plataforma de gerência de redes. Este aplicativo destina-se a oferecer uma interface ao administrador da rede, onde ele possa realizar as operações de leitura e escrita dos objetos da MIB (Management Information Base). Estas operações são realizadas através do protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)


Outro importante aplicativo em uma plataforma de gerência de redes é o módulo central, que realiza coletas periódicas e o armazenamento em banco de dados de acordo com as configurações do administrador de redes. 

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do MIB Browser e do módulo central de uma plataforma para gerência de redes utilizando a linguagem Java. São abordados os objetivos, funcionalidades e os passos seguidos para a implementação destes módulos. 

Os módulos fazem parte da plataforma para gerência de redes, que estava sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa em redes de computadores e sistemas distribuídos da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, em Lages, SC em meados de 2003.







O desenvolvimento foi realizado em Java, rodando em todas as plataformas suportadas pela linguagem, bastando após a realização do download e extração do arquivo MibBrowser.zip dar dois cliques no arquivo Plataforma.bat para que ela rode. Caso isso não ocorra, abra o terminal do seu sistema operacional e no diretório onde a aplicação foi salva digite:

java PlataformaGerenciaRedes

Caso sua maquina ainda não tenha o Java instalado, basta baixar e instalar direto do site oficial: http://java.com/pt_BR/



Para baixar a ferramenta e/ou o relatório final de meu TCC use um dos links abaixo:



Após o uso/teste da ferramenta deixe seu comentário!

Todas as sugestões e criticas são muito bem vindas!


Luciano Coelho
luciano.coelho@gmail.com
@

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sub-rede / VLSM – IPv4

UltraSurf - Bloqueio definitivo